segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Teodoro Sampaio

Teodoro Sampaio
Engenheiro, geógrafo, historiador e escritor

Teodoro Fernandes Sampaio nasceu em 7 de janeiro de 1855 no Engenho Canabrava, então Santo Amaro da Purificação,  hoje localizado no município baiano de Teodoro Sampaio era filho da escrava Domingas da Paixão do Carmo e do padre Manuel Fernandes Sampaio, por quem foi trazido para São Paulo para prosseguir os estudos e depois para o Rio de Janeiro onde ingressou no curso de Engenharia do Colégio Central.

Ao tempo em que estudava lecionava nos Colégios São Salvador e Abílio, além de ser desenhista do Museu Nacional.

Formou-se em 1877 e voltou para a Bahia onde revê a mãe e os irmãos. Logo depois compra a carta de alforria de seus irmãos Martinho, Ezequiel e Matias. Por ser filho de branco, Sampaio nunca fora escravo.

Em 1879 integra a "Comissão Hidráulica", nomeada pelo imperador Dom Pedro II, sendo o único engenheiro brasileiro entre norte-americanos.

Obras na engenharia
A convite de Orville Derby (Orville Adalbert Derby foi um geólogo e geógrafo americano naturalizado brasileiro), que conhecera numa expedição aos sertões sanfranciscanos, participa de nova comissão que realiza o levantamento geológico do Estado de São Paulo em 1886.

Antes havia realizado o trabalho de prolongamento da linha férrea de Salvador ao São Francisco(1882).

No ano seguinte é nomeado engenheiro chefe da Comissão de Desobstrução do Rio São Francisco, que deixa em virtude do convite de Derby para trabalhar em São Paulo.

Em São Paulo, dentre outra realizações, participa em 1890 como engenheiro chefe da Companhia Cantareira, linha férrea muito importante e conhecida populamente através da música Trem das Onze.

Em 1898 é nomeado Diretor e Engenheiro Chefe do Saneamento do Estado de São Paulo, cargo que ocupou até 1903.

Participou da fundação da Escola Politécnica da USP,  junto com Francisco de Salles Oliveira e com o Coronel Jardim.

A visão científica
Com sua visão de cientista social em 1894 foi um dos funcadores do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e depois dos congêneres da Bahia e Brasileiro.
Em 1912  presidiu o V Congresso Brasileiro de Geografia.

Importância de Teodoro Sampaio


Teodoro Sampaio, que nasceu negro e filho de escrava, foi um dos maiores pensadores brasileiros de seu tempo. Engenheiro por profissão legou-nos uma bibliografia de vasta erudição geográfica e histórica sobre a contribuição das bandeiras paulistas à formação do território nacional, entre outros temas. É formidável sua sofisticação na percepção da importância dos saberes indígenas (caminhos, mas não só) na odisséia bandeirante. Igualmente digna de consideração foi sua contribuição ao estudo de vários rios brasileiros, de pinturas rupestres em sítios arqueológicos nacionais, do tupi na geografia brasileira e da geologia no País. Neste campo, a geologia brasileira, participou de momentos marcantes, como a expedição de Orville Derby ao vale do rio São Francisco e de comissões específicas. Além disso, foi grande amigo de Euclides da Cunha, e auxiliou o escritor com conhecimentos sobre o sertão baiano na elaboração de Os Sertões.

Seu nome figura na memória intelectual do País ao lado de Capistrano de Abreu, Joaquim Nabuco e outros do mesmo patamar. Em sua memória, foram batizados dois municípios brasileiros (na Bahia e em São Paulo) e também uma importante rua da cidade de São Paulo.

Principais obras
• O rio São Francisco e a chapada Diamantina (1906)
• O tupi na geografia nacional (1901),
• Atlas dos Estados Unidos do Brasil (1908)
• Dicionário histórico, geográfico e etnográfico do Brasil (1922)
• História da Fundação da Cidade do Salvador (póstumo).

Os diários de Teodoro Sampaio
Os diários de Teodoro Sampaio (1855- 1937) estão arquivados no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Há, inclusive, em meio a estes diários, uma carta de sua autoria, emocionante, direcionada a um senhor de escravos. Theodoro diz que como está prestes a se casar e, portanto, "montando casa", não tem todo o dinheiro estipulado para a compra. O escravo em questão é seu irmão. Ele queria cumprir uma promessa feita à mãe.

Não se sabe se o proprietário de escravos fez "a caridade pela liberdade", como pede Theodoro. Mas em um outro trecho está anexada a carta de alforria de um outro irmão seu.

Engenheiro, Theodoro Sampaio foi também historiador e geógrafo. Hoje dá nome a uma via em São Paulo, com reverências por lá maiores do que as que recebe em seu Estado de origem, a Bahia, de forma tal que há quem pense que ele é paulista.

Mas Theodoro nasceu em Santo Amaro da Purificação . É certo que hoje existe um município baiano e um paulista que levam o seu nome.

Teodoro Sampaio escreveu trabalhos como O Rio São Francisco e Chapada Diamantina; e Viajantes Estrangeiros no Brasil. Não é segredo que Euclides da Cunha utilizou várias das informações geográficas coletadas por ele em Os Sertões, mas não lhe deu o crédito merecido. Fez apenas uma pequena observação sobre a contribuição em uma das edições do seu livro que virou clássico. Conta-se que Teodoro, que dirigiu o IGHB de 1922 a 1937, ficou magoado com o amigo, mas engoliu a omissão de forma discreta.

Não tão discreto ele foi em relação a um episódio de racismo explícito. Convocado para integrar a Comissão Hidráulica do governo brasileiro, que faria um estudo dos portos e das condições de navegalibidade do interior do país, foi o único do grupo a não ter seu nome divulgado no edital de convocação.

Ao ser apurado o episódio, a justificativa do funcionário de gabinete foi a seguinte: "Poderia causar constrangimento aos outros estar ao lado de um homem de cor". A comissão era coordenada por um engenheiro americano: William Milnor Roberts. A omissão foi reparada, mas a agressão a Teodoro já estava feita.
Para saber mais
O Rio São Francisco e a Chapada Diamantina, Teodoro Sampaio (José Carlos Barreto de Santana org.), Companhia das Letras, São Paulo, 2002. {ISBN 85-359-0256-2)
Theodoro Sampaio e a Chapada Diamantina (Trechos da expedição de 1879/1880), Otoniel Fernandes Neto, ed. do Autor, Brasília, 2005. (ISBN 85-905834-1-4).
Baianos Ilustres, Antônio Loureiro de Souza, Salvador, 1949.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodoro_Fernandes_Sampaio"
Categorias: Baianos de Santo Amaro | Engenheiros do Brasil | Geógrafos do Brasil | Historiadores do Brasil | Afro-brasileiros.
Pesquisa de textos e imagem: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário