quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JULIANO MOREIRA - O PAI DA PSIQUIATRIA




Prof. Dr. JULIANO MOREIRA


(médico psiquiatra ) 1873 - 1933
Nascido em Salvador 6 de janeiro de 1873 ficou conhecido e respeitado por suas inovações, no tratamento dos doentes mentais no Brasil e também designado como o fundador da disciplina psiquiátrica no Brasil.

Formado na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se antes da Abolição e já era professor desta instituição em 1891.


Já em 1900 representa o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano - sendo também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdam, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913.

Aperfeiçoou-se na Europa, onde freqüentou cursos de doenças mentais e de anatomia patológica.

Em 1902 foi nomeado diretor do Hospital Nacional de Alienados no Rio de Janeiro, onde desenvolveu uma administração marcante.

Reformou e ampliou a instituição e obteve a promulgação da primeira lei brasileira de assistência aos loucos (1902-1930).

Batalhador em prol dos doentes mentais foi um dos responsáveis pela lei de assistência aos alienados (1904). Foi também Diretor Geral de Assistência a Alienados (1911-1930), criou o manicômio judiciário, adquiriu o terreno para construção do atual Hospital-Colônia Juliano Moreira e fundou a nova colônia para mulheres dementes.





Imagens da Colônia Juliano Moreira em Jacarepaguá que está sendo restaurada pelo Governo do Rio de Janeiro

Tendo conhecido  os Serviços de Psiquiatria da Alemanha, abraça as idéias de Griesinger, o “organizador da Psiquiatria na Alemanha”. Conhece Emil Kraepelin e com ele estagia no Instituto de Munique. É este modelo que procura implantar no Hospício Nacional dos Alienados.

Consegue humanizar o tratamento dado aos doentes através da abolição da camisa de força e das grades de ferro, até então comuns nas casas de saúde mental no Brasil. Com isso, inspirou a adoção dos mesmos métodos de tratamento no Hospício Juqueri em São Paulo. Foi um bravo opositor das teorias que atribuíam a degeneração do povo brasileiro à miscigenação racial. Durante a maior parte de sua vida representa o país em vários congressos de psiquiatria e divulga as idéias de Freud no Brasil. http://spsaude.blogspot.com/2009/11/voce-sabe-quem-foi-juliano-moreira.html

A preocupação com os princípios da ciência transformou Juliano num grande chefe de Escola Médica. Sob seu comando trabalharam médicos como Miguel Couto, Fernandes Figueira, Antonio Austregésilo, Leitão da Cunha e Afrânio Peixoto, entre outros. Um dos pontos fundamentais da proposta de Juliano Moreira para a reorganização do atendimento aos doentes mentais relaciona-se à necessidade de instituições abertas, mantendo as recomendações de atenção e vigilância aos pacientes, lembrando instituições européias que adotaram essas práticas com excelentes resultados. http://www.aperjrio.org.br/publicacoes/revista/2004/juliano.asp

Instalou um laboratório de análises, a partir do qual iniciou-se, no Brasil, a rotina de punções lombares para elucidação de diagnóstico.

Professor de neurologia e psiquiatria e pesquisador de doenças tropicais deixou importantes trabalhos sobre o ainhum, a bouba, a leishmaniose e a lepra.

É autor dos livros Assistência aos alienados no Brasil (1906) e A evolução da medicina no Brasil (1908).

 

8 comentários:

  1. que lindo isso sogrão!
    parabens pelo blog!
    seguindo!

    ResponderExcluir
  2. o que ele fez no brasil, foi igual bejamin rush nos EUA? ou foi mais inovador.

    ResponderExcluir
  3. pois vcs viram o documentario "psiquiatria a industria da morte"

    ResponderExcluir
  4. Legal eu peguei o telefone para tentar ajudar a minha vizinha com problemas mentais,tomaaque a família consiga recuperar a saú de dela,qualquere coisa me ajudem ela está precisando muito

    ResponderExcluir
  5. Ernesto Nazareth ficou internado na Juliano Moreira por causa da sífilis. É interessante, para que Ernesto Nazareth ficasse internado num hospital psiquiátrico é porque a sífilis já havia atingido seu cérebro. Quando isso acontece infectado tem ataques nervosos. Ernesto,nos últimos dias de sua vida e interno na colónia, tenha a certeza que a trilha que havia atraz da colónia daria para chegar em sua casa, no bairro de Botafogo. Seu corpo foi encontrado na mata atraz da Juliano Moreira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está certo, mas devo acrescentar q ele estava ficando surdo (igual a Beethoven) o que o liquidaria,A SEGUIR, como pianista. Qto ao local onde foi encontrado (furnas da Tijuca) tenho dúvidas que fique na contra encosta do " juliano Moreira" - eu ,quando criança estive nesse local- De qualquer forma, VALEU !

      Excluir
  6. Obrigado pela informação agora compartilhada. Eu não sabia disso. Um abraço

    ResponderExcluir
  7. A eugenia que Juliano Moreira abraçou, desvinculava-se obviamente do racismo, uma vez que ele era mestiço.
    Mas a sua eugenia atacou a pobreza e os vícios como fator de degeneração do povo brasileiro. Principalmente o uso da cachaça - bebida naturalmente das classes populares.

    ResponderExcluir