segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Martin Luther King


O DIA DE MARTIN LUTHER KING.

Hoje é feriado nacional nos Estados Unidos da América em homenagem a Martin Luther King Jr, que é celebrado, desde 1986 toda a terceira segunda-feira de janeiro.

Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta no dia 15 de janeiro de 1929 foi um pastor protestante e influente ativista político pelos direitos civis dos negros
Em 1955 uma mulher negra, empregada doméstica chamada Rosa Parks, se negou a dar seu lugar em um ônibus para uma mulher branca e foi presa.
Os negros da cidade de Montgomery, estado doAlabama, onde isto ocorreu, liderados pelo jovem pastor Luther King Jr; organizaram um boicote onde os negros, grande maioria da população, não mais tomariam ônibus.

Durante a campanha de 381 dias, muitas ameaças foram feitas contra a sua vida, foi preso e viu sua casa ser atacada. O boicote foi encerrado com a decisão da Suprema Corte Americana em tornar ilegal a discriminação racial em transporte público.

King organizou e liderou marchas a fim de conseguir o direito ao voto, o fim da segregação, o fim das discriminações no trabalho e outros direitos civis básicos. A maior parte destes direitos foram incorporadas a da Lei de Direitos Civis de 1964 e a Lei de Direitos Eleitorais de 1965.

Ato de assinatura dos direitos civis pelo Presidente dos Estados Unidos Lindon Johson em 2 de julho 1964

Martin Luther King era odiado por muitos segregacionista, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968 num hotal na cidade de Menphis.

Em outubro de 1964 King se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz , que lhe foi outorgado em reconhecimento a sua açao e à sua liderança na resistência não-violenta e pelo fim do racismo nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário