quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Social democracia se faz com participação.

A social-democracia é uma ideologia internacional de política de esquerda dos que acreditam na transição para uma sociedade mais igualitária através da supremacia da ação política em oposição à supremacia da ação econômica que não respeita o ser humano.
Integram essa corrente de pensamento pessoas, grupos e organizações que acreditam na particpação de todos em busca do bem comum, num verdadeiro processo de inclusão, sem nenhuma forma de discriminação ou marginalização.
O PSDB foi criado com essa filosofia e o alcance desse objetivo, desde o seu primeiro momento, congregou nomes da maior importância e compromisso com as causas das comunidades, como os paulistas Franco Montoro, Mário Covas, Magalhães Teixeira, Lucy Montoro, Serra, José Anibal e figuras nacionais como Fernando Henrique Cardoso, Teotônio Vilela, Tasso Jereissati, Aécio Neves, José Richa, , Ruth Cardoso.
Muitos de nós da Comunidade Negra também chegamos neste momento e continuamos dentro dessa sigla partidária, porque acreditamos que é a única que verdadeiramente pode fazer com que o Brasil seja um País mais justo.
A Comunidade Negra, e outros segmentos do PSDB como Jovens, Mulheres e Sindicalistas, organizaram –se em secretariados buscando inserir dentro do Partido uma discussão mais profunda de temas específicos e obtiveram avanços importantes para cada um deles.
Todavia, no nosso entender, é possível fazer mais. É preciso fazer mais porque, especialmente em relação aos afrobrasileiros, a nossa invisibilidade e exclusão das questões partidárias e das decisões de governo nos locais administrados pelo PSDB ainda é muito grande.
Em diversos campos de atividade é preciso ser organizado para ser incluído e ouvido. Na política isso é especialmente verdadeiro e é o que estamos buscando.
Queremos, e o Brasil precisa, de um PSDB forte, organizado, com a participação e com a possibilidade de serem ouvidos todos os setores da sociedade e a Comunidade Negra, que representa hoje mais da metade da população brasileira, tem que se organizar para participar de forma influente no PSDB.
Vamos aumentar a nossa participação e influência na construção de uma socidade justa, sonhada por todos os que militam e acreditam na Social Democracia.

2 comentários:

  1. Ola' Dr. Arruda,Tudo Bem?
    Parabenizo pelo seu Blog, uma ferramenta para divulgar nossas questões. Mas com relação a materia do PSDB, o Senhor não comentou a luta do Tucanafro por espaço dentro do PSDB? E também nossos lideres que estão afastados do Governo AlcKmin? Dr. Hédio, Hélio Santos, Jurandir e tantos outros? Nem mesmo vossa trajetoria dentro do Partido foi citada? Acho que é falta de amor proprio.Um Abraço Sergio Rossetto

    ResponderExcluir
  2. Agradeço os cumprimentos e o comentário. Permita-me todavia discordar da sua visão equivocada do tema apresentado. (1) Não personalizei o assunto e muitas vezes tentarei manter essa linha.(2)A "luta" do Tucanafro, precisa ser repensada pelo fracasso dos seus resultados e este é o ponto da reflexão.(3)Vou considerar um erro de linguagem e não uma indelicadeza dizer que não tenho amor próprio.

    ResponderExcluir