quinta-feira, 28 de abril de 2011


O BOÊMIO GERALDO PEREIRA




 Geraldo Pereira, o mais famoso boêmio da Lapa carioca, nasceu em Juiz de Fora - MG, em 23 de abril de 1908 e conquistou o Brasil com o chamado samba sincopado - onde residia sua genialidade.

Geraldo Pereira morou próximo ao Morro da Mangueira onde foi integrante da extinta escola de samba Unidos da Mangueira e foi amigo do fantático compositor Cartola.

Trabalhava como motorista de caminhão de coleta de lixo, e gastou tudo o que tinha da velha e boa boemia, por quem viveu e morreu.

O samba sincopado criado por Geraldo Pereira é o precursor da bossa-nova, alguns críticos chegam mesmo a afirmar que João Gilberto é um seu fiel discípulo e apenas o reproduziu num ambiente sofisticado que levou a tal bossa nova para o reconhecimento mundial.

Ouça aqui três das suas músicas mais conhecidas interpretadas pelo seu maior intérprete Ciro Monteiro 


"Cyro de Souza explica que "se quizer continuar pesquisando você vai encontrar a divisão rítmica de João Gilberto, que veio, muitos anos depois, caracterizar a 'bossa-nova', nas síncopes de Geraldo Pereira". Para Cyro "a grande partida foi o samba teleco-teco, que Geraldo Pereira 'encheu de nuances', fazendo uma 'bossa inteiramente nova', cerca de 18 anos antes do surgimento do 'samba de apartamento' da zona sul do Rio."
E é o próprio João Gilberto quem nos fala: "Eu era ainda do conjunto Garotos da Lua, nem pensava em cantar sozinho, quando um dia ele me convidou para sentar com ele num bar daqueles na rua da Lapa. Enquanto a gente tava tomando umas coisas no bar, passaram uns sujeitos e me estranharam, ficaram olhando da porta. E ele:"Que é que vocês tão olhando? Isso aqui (era eu) é gente minha!" Os caras foram embora. O samba dele era leve e cheio de divisões rítmicas, isso sempre me chamou atenção. Ele não tinha consciência disso, mas foi um inovador na música popular brasileira na década de 1940."

Entre suas músicas uma das mais conhecidas é Falsa baiana. Gravada por vários interpretes ao longo do tempo. Mais há ainda, Sem compromisso, Bolinha de papel, Escurinha, Pisei num despacho, Escurinho, Já tenho outra em seu lugar...

Fontes:
http://www.mpbnet.com.br/musicos/geraldo.pereira/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário