quarta-feira, 28 de novembro de 2012




20 de Novembro de 2012
O show da Consciência Negra.

 
Existem muitas maneiras de celebrar a imortalidade de Zumbi dos Palmares e a Coordenação de Políticas para Negros e Indígenas – CPPNI que chefio na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em conjunto com a Secretaria da Cultura através da Assessoria de Gênero e Etnia e da CONE, lançou uma nova fase de popularização do Programa São Paulo Contra o Racismo promovendo um conjunto de atividades.

Iniciamos com a tradicional Missa Afro promovida pela Pastoral Afro na Catedral da Sé com a presença de inúmereas delegações de Comunidades  Afro Paulistanas e com a prestigiosa presença da Secretária de Justiça e da Defesa da Cidania Eloisa de Sousa Arruda









  
Depois o  grande show no Parque da Juventude carregado de emoções e alegrias.

Primeiro o lugar é simbólico. Naquele belo espaço de hoje lembranças de um passado sombrio em que muita gente nossa tombou culminando com a chacina dos 111 detentos em 2 de outubro de 1992.



Hoje, transformado num belíssimo parque o invadimos com muita cultura negra. Congada, Moçambique, Capoeira, Samba de Roda, Afoxé, Contação de Histórias, Roda de Samba, Rap, Samba-Rock e aquela incontida alegria do povo negro enfeitando o parque.

        

 
 

 





 
Em segundo lugar o trabalho de conscientização do que representa o Dia da Consciência Negra e a divulgação da Lei 14.187/2010 que dá consistência o Programa São Paulo Contra o Racismo.

Foram distribuídos 5000 folhetos e, ao final do evento, vi pouquíssimos jogados ao chão comprovando que o principal trabalho de reflexão e informação da população foi realizado com sucesso.

Em terceiro lugar, confesso que tive as minhas preferências e me deliciei com o que é mais popular.

O samba de roda da Nega Duda que mantém como ninguém a tradição do recôncavo.


E a minha sambista preferida no momento a fantástica Fabiana Cozza comemorando ali os seus quinze anos de carreira.

 
Fabiana Cozza quando convidada a participar do evento impôs uma condição. Queria cantar no meio do público, fazendo uma roda de samba com as Tias Baianas Paulistas 



e com a Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, 




uma vez que ela, como eu, é verde e branco até a morte. Foi demais, curtição e emoção com todo mundo, de pé no chão, cantando sambas incríveis e saudando o Afoxé Ilê Omo Dadá que passava no local e foi chamado por Fabiana pra se juntar a galera. 


O balanço foi que milhares de pessoas – não vou dar números não, vejam as fotos abaixo e concluam – celebraram o conosco. o melhor Dia da Consciência Negra de todos os tempos já realizado em São Paulo numa grande homenagem ao nosso grande herói – Zumbi dos Palmares.
 
 
A forte chuva não espantou o público que, em parte, se abrigou na improvisada tenda feita com a faixa - São Paulo Contra o Racismo. Um grande barato.
 
 
Bebeto e convidados abrilhantou a tarde e o grande encerramento com Fundo de Quintal e convidados
 
 
 
 

fez o melhor Dia da Consciência Negra de todos os tempos já realizado em São Paulo numa grande homenagem ao nosso grande herói –Zumbi dos Palmares.
 
 
Valeu Zumbi



Nenhum comentário:

Postar um comentário