quarta-feira, 30 de novembro de 2011

S A M B A

Dia 2 de dezembro é o DIA DO SAMBA a maior manifestação cultural negra do Brasil, conhecido e reconhecido como o maior símbolo da cultura brasileira ao lado do futebol.

O samba, assim como é hoje a cultura hip hop e guardadas as devidas origens e proporções de aceitação, foi altamente discriminado pela “elite” cultural do Brasil que instalada nas instâncias de poder político, perseguiu de todas as maneiras possíveis os seus autores e intérpretes que era uma forma de perseguir a população negra.

Nascido como samba de roda Recôncavo Baiano chega na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro junto com o negros que de lá vieram e atinge São Paulo e Minas Gerais. A seguir sai da clandestinidade e se transforma no cartão de visita musical do Brasil em todo o mundo.

Riquíssimo não só na variedade autores e intérpretes, possui também nuances rítmicas encantadoras.

Ouça o que é o SAMBA para Candeia em Testamento do Partideiro.


Assim como vaticinaram a extinção do povo negro no Brasil, muitos afirmaram que o samba, morreria.Nelson Sargento compôs um clássico sobre o tema e aqui o interpreta com Teresa Cristina. Agoniza mas não morre.


 Um dos grandes cantadores do SAMBA e que o ligava intimamente a nossa realidade nos morros cariocas foi Zé Keti aqui em a A Voz do Morro.

 
Como não trazer a genialidade doce de Cartola. – Tive sim. Acompanhado da sambista Leci Brandão tocando caixa de fósforo, outra genialidade do SAMBA que permite improvisações sem fim. Veja que legal.
 
O SAMBA paulista também tem seus grandes nomes. Veja Murilão na voz do grande Zeca Pagodinho cantando Minha Fé.


Geraldo Filme é outro grande nome paulistano que soube interpretar como poucos a realidade paulistana e homenagear seus heróis sambistas. Aqui canta Tradição e homenageia o Bixiga tradicional bairro boemio paulista onde está a Vai-Vai.


A nova geração paulista traz letra e música dos irmãos Magno e Maurílio integrantes do Quinteto em Branco e Preto talentoso grupo que canta Patrimônio da Humanidade.

 
São Paulo também desenvolveu uma vertente que é o samba rock fenômeno dos salões de festa e um dos seus principais representantes é Toninho Crespo. Curta essa balada em No pé da namorada, com direito a show de Marcelinho e Gildete.

 

Vou arrematar esta matéria com o grande Oswaldinho da Cuica – Cidadão Samba – e a comunidade Samba da Vela que se reúne todas as segundas feiras no antigo mercado de Santo Amaro.
 
Faltou gente? Lógico e felizmente faltou muita gente bamba. Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário