domingo, 23 de outubro de 2011

CHOCOLATE
Dorival Silva


Ando muito musical nos últimos tempos é que essa negrada de talento me inspira e me deixa sem alternativa de ao escrever sobre algum deles ou delas não escrever sobre outro. É o que faço nesta postagem ao trazer o delicioso Chocolate - Dorival Silva, compositor e ator, nasceu no Rio de Janeiro RJ, em 20/12/1923 e faleceu em 27/6/1989.

Alcançou grande popularidade nas décadas de 1950-1960, atuando como comediante no rádio e na televisão, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Como comediante teve muitas contestações por estereotipar o negro, todavia, sua genialidade como compositor é o grande legado que deixou e que precisa ser reconhecido pela antiga e pela nova geração.

Como compositor, teve sua melhor fase nos anos 1950, quando criou as melodias Canção de Amor em parceria com Elano de Paula, sucesso de Elizeth Cardoso que a tornou conhecida em todo o país. Ouça essa preciosidade.


Outro parceiro foi Américo Seixas na fantástica Vida de Bailarina, sucesso com Ângela Maria outra cantora negra fantástica em 1954 e repetido com a inesquecível Elis Regina em 1972.

Aqui a Sapoti, Ângela Maria e Djavan interpretam o grande sucesso Vida de Bailarina



Quem assistia Chico Anísio Show ouvia a vinheta que ficou associada à imagem do humorista e que também é de autoria de Chocolate e outro seu parceiro Nancy Wanderley, Hino ao Músico. Relembre:


Seu parceiro mais assíduo foi Mário Lago onde merece registro É tão gostoso seu moço  gravada por Nora Ney e que você ouve aqui.

Obras

Bobagem gostosa (c/Mário Lago), baião, 1953; Canção de amor (c/Elano de Paula), samba-canção, 1950; É tão gostoso, seu moço (c/Mário Lago), samba, 1953; Faz de conta (c/Mário Lago), samba, s.d.; Hino ao músico (c/Nancy Wanderley), marcha, 1957; Mundo cego (c/Ricardo Galeno), samba-canção, s.d.; Triste melodia (c/Di Veras), samba-canção, 1954; Vamos falar de saudade (c/Mário Lago), toada, 1955; Vida de bailarina (c/Américo Seixas), samba-canção, 1954.



 



Um comentário:

  1. Boa noite parabéns pelo seo blog,conheci chocolate muito bem;canção de amor essa letra é a segunda versão a primeira e assim:
    saudades torrente de paixão emoção diferente que aniquila a vida da gente numa dor que não sei de onde vem deichaste meu coração vazio deichaste a saudade eu sou tão infeliz com a sua maldade do amor do amargo é o fim partistes não posso esquese que em mença tristeza meu riso é de mentira a outro está preso e agora não pensa em mim nas cinzas dos meus um himo eñtão componho sofrendo a dizilusão que me invade canção canção de amor saudade.
    As ultimas musicas dele SALVE O BAHIANO CAIME,VERSINHO,CALENDARIO DO AMOR.
    Aqui quem lhe enviou essa mensagem foi o Galak filh do chocolate abraços.

    ResponderExcluir