quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sueli Carneiro

filósofa é uma das maiores intelectuais do Brasil contemporâneo.


Nascida no mês de junho, esta semana homenageio Sueli Carneiro, uma das ativistas mais importantes do movimento negro brasileiro e uma das fundadoras do Geledés-Instituto da Mulher Negra, primeira organização negra e feminista independente, que defende os direitos das mulheres negras no Brasil e desenvolve propostas de políticas públicas que promovam a eqüidade de gênero e raça.

Filha de uma ex-costureira e de um ferroviário é dona de uma negritude ativista e empreendedora Sueli Carneiro é feminista e intelectual. Doutora em educação pela USP tem destacado papel na ação política do Movimento Negro onde é reconhecida no Brasil e no exterior.

Recentemente durante o lançamento de seu último livro em Portugal, entrevistada por uma emissora daquele país, assim se manifestou sobre a realidade do racismo brasileiro: “Uma das mais graves e, sobretudo, é a que provoca maior dano para todos os envolvidos. O racismo rebaixa a humanidade de todos, de quem pratica e de quem é vítima. Ele produz uma falsa consciência em algumas pessoas de superioridade em relação a outros seres humanos. Ele produz uma falsa consciência em algumas pessoas de superioridade em relação a outros seres humanos.


Você também terá a possibilidade de ver a sua importante participação no Supremo Tribunal Federal quando da audiência pública sobre o processo que se encontra naquela Corte para decidir sobre a constitucionalidade ou não, das cotas para negros, clicando nos links abaixo:


Outras fontes:




Nenhum comentário:

Postar um comentário