quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013




DELEGADO o balé clássico do samba



Delegado, mestre-sala da Mangueira, registrado como Hégio Laurindo da Silva ou Égio como seu nome aparece grafado em diversas publicações, foi o maior Mestre-Sala da rica história do Carnaval, especificamente das escolas de samba, conquistando durante 36 anos a nota 10.

Nascido e criado no morro da Mangueira em 29 de dezembro de 1921, estreou na avenida aos17 anos e teve como parceiras principais as Porta-Bandeiras Nininha, Neide e Mocinha.


Em entrevista assim resumiu sua arte: “Comecei no samba aos sete anos e estou aí, com a mesma paixão”, diz o octogenário artista. Filho de um operário pé-de-valsa frequentador de gafieira” .

Seu apelido DELEGADO, dia a lenda, surgiu do seu estilo namorador. Um verdadeiro bailarino que prendia o coração das moças, o que lhe rendeu muitos filhos, alguns que se conheceram só no seu velório.

Tinha uma arte e elegância naturais, entretanto, para se manter como o primeiro era muito aplicado e aperfeiçoou seus passos com a bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista.

Delegado mostrou sua arte e elegância até 1984, o primeiro do Sambódromo do Rio de Janeiro e passou a diretor de harmonia da Verde e Rosa.

NO GLORIOSO CAMISA VERDE E BRANCO

Tive a satisfação de conviver com ele na escola paulistana Camisa Verde e Branco onde foi Mestre-Sala e diretor de harmonia e mestre-sala, sem nunca deixar a Mangueira. 

No Carnaval de 1978, foi vice-campeão nas duas escolas ao mesmo tempo.

Morreu em 12 de novembro de 2012 e foi enterrado ao som do Hino da Mangueira.

Fontes: