quinta-feira, 31 de janeiro de 2013





Última chance

O PSDB de São Paulo abriu no dia 28 de janeiro de 2013 o seu Congresso Estadual e mesmo sem tesão para tratar de política nos últimos tempos, não deixarei passar em branco a oportunidade de opinar sobre o que entendo seja a última chance de nos reaproximarmos da voz rouca das ruas.

Nos termos da chamada oficial, a finalidade do congresso é o de encaminhamento de propostas ao Diretório Nacional no que diz respeito à carta programática do PSDB e nos termos do seu regimento, o simpósio convoca todos os filiados a participar e pede propostas que contemplem o espírito democrático e de mudança que permeia o PSDB desde a sua fundação, capaz de auxiliar na condução de um Brasil melhor para todos os brasileiros.

Fundador do Partido, Tucano de primeira ninhada fui à abertura do Congresso tendo na mente o documento de convocação e fiquei espantado com a ninhada de novos Ramphastidae que integram o Partido.

De onde vieram esses ovos? Quem os chocou nós conhecemos!

Encontrei, certamente, companheir@s da jornada inaugural, tão espantados ou indignados quanto eu com a rota traçada pela agremiação nos últimos tempos.
Saudosismo? Não. Falo do compromisso com a democracia, compromisso com a igualdade de oportunidades, compromisso com a proposta da social democracia que inspirou e incentivou, entre outros, Teotônio Vilela, Franco Montoro, José Richa, Magalhães Teixeira, Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso que teve a oportunidade de colocar em prática parte do que havíamos sonhado coletivamente e mudar, definitivamente, os rumos do Brasil e que conosco, não acima, juntos, lado a lado e principalmente ouvindo e compartilhando demos uma marca indelével de dignidade ao PSDB e ao País.

Rumos que, desde então, em nosso sobrevoo estão enevoados, porque a militância do partido em seus diversos segmentos tem sido ignorada, não representada na vontade partidária e o Congresso, talvez, possa modificar isso.
Talvez porque a abertura foi mais do mesmo. Não vi a participação e representação de segmentos importantes da sociedade.

PSDB esta é a última chance ou fazemos um Congresso que recoloque o bando de Tucanos em voo rumo à estação Primavera ou continuaremos voando em direção ao continente Antártico onde a sobrevivência para a nossa espécie é impossível.