sexta-feira, 28 de setembro de 2012



115 Anos do Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro.

 

Fundado por negros jundiaienses, o Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense “28 de Setembro” nasceu da união de duas sociedades: O Clube 28 de Setembro, fundado em 1° de janeiro de 1897 e o Clube Recreativo Jundiaiense, fundado em 1934. É reconhecido como o mais antigo Clube Social Negro do Estado de São Paulo, em funcionamento. Seu nome é uma homenagem a Lei do Ventre Livre, instituída em 28 de Setembro de 1871.

Atualmente o Clube “28 de Setembro” continua cumprindo seu papel recreativo, educativo e cultural, promovendo bailes e comemorações nas datas festivas além de desenvolver projetos, buscando afirmar-se enquanto importante Ponto de Cultura da cidade de Jundiaí contando com oficinas de vídeo, dança de rua, capoeira, informática e afro-ragga , oferecidas gratuitamente à população

O 28 de Setembro de Jundiaí é um símbolo da resistência da população negra jundiaiense e um exemplo para todo o Brasil.

Conheça mais essa centenária história:




quarta-feira, 5 de setembro de 2012


PROAC – CULTURA NEGRA

Aguardado ha muito tempo e pactuado como uma importante ação entre a Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e a Assessoria de Gênero e Etnia da Secretaria da Cultura está em andamento o ProAC Cultura Negra com prêmio de R$ 40 mil por projeto.
Fique atento às condições do projeto e com o prazo de encerramento.

O que é o Programa de Ação Cultural ?

A Lei nº 12.268 de 20/02/06 instituiu o Programa de Ação Cultural

São objetivos do Programa de Ação Cultural:
• Apoiar e patrocinar a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural no Estado;
• Preservar e difundir o patrimônio cultural material e imaterial do Estado;
• Apoiar pesquisas e projetos de formação cultural, bem como a diversidade cultural;
• Apoiar e patrocinar a preservação e a expansão dos espaços de circulação da produção cultural.

O Programa de Ação Cultural é dividido em duas formas de apoio:

1. Editais/Concursos: apoio por meio da seleção pública de projetos cuja premiação é proveniente de recursos orçamentários da Secretaria de Estado da Cultura;

2. Incentivo Fiscal (ICMS): apoio por meio de patrocínio(s) de contribuintes habilitados do ICMS a projetos previamente aprovados pela Secretaria de Estado da Cultura.

Editais Programa de Ação Cultural

Os editais funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para cada edital, uma comissão de avaliação analisa e escolhe os projetos vencedores, que então recebem um valor – também pré-determinado no edital – que deve ser utilizado exclusivamente na realização do projeto.


PROMOÇÃO DA CULTURA NEGRA
Edital ProAC nº 26/2012

A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA torna público o CONCURSO que fará realizar visando à seleção de projetos de PROMOÇÃO DA CULTURA NEGRA para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de  19  de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. para apoio cultural, com observância na Lei Federal nº 8.666 de 21 de junho de 1993, Lei Federal nº 9.610, de  19  de fevereiro de 1998 (Lei de Direitos Autorais), no que couber, na Lei Estadual nº 6.544, de 22 de novembro de 1989, e alterações posteriores, Lei Estadual nº 12.268, de 20 de fevereiro de 2006, bem como toda a legislação complementar relacionada ao ProAC, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos.
  • Data Inicial: 13/08/2012 

  • Data Final: 28/09/2012
Leia aqui o edital completo: 
http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/SEC/edital/site_26.doc