terça-feira, 30 de novembro de 2010

SOCIAL DEMOCRACIA NO BRASIL? SÓ COM IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Muito embora venha sendo desenvolvida e adaptada a modernidade, ao longo do tempo, na essência, a social-democracia é a forma de pensar e agir politicamente, na construção de uma sociedade igualitária, que possibilite a existência de um Estado que faça a regulação e o desenvolvimento de políticas públicas que eliminem as injustiças históricas do capitalismo.

Estamos encerrando o mês da Consciência Negra, uma conquista histórica do Movimento Negro, a ação política de libertária mais antiga do Brasil, no período em que também se encerra o maior processo eleitoral democrático da nossa existência como País soberano e a relevante questão da inclusão através da igualdade de oportunidades, pedra de toque da social-democracia, precisa ser enfrentada para a superação da discriminação racial.

Uma das questões graves no Brasil é a da invisibilidade da população negra, que supera hoje, mais de metade dos brasileiros. Ainda que também neste campo o Movimento Negro tenha imposto avanços significativos é flagrante a não inclusão de afrobrasileiros em diversos setores da nossa sociedade.

Em relação a outras correntes ideológicas, a social-democracia é que nos faz acreditar numa ação política modificadora a partir do reconhecimento das desvantagens históricas que segmentos da população em razão da sua origem, seja ela qual for, continue sendo vítima do de uma minoria, também historicamente estabelecida e que não abre mão de nenhuma das sua vantagens, para que esta realidade se modifique.

A social-democracia tem como mérito, colocar o ser humano acima de qualquer outro interesse individual ou coletivo. É nisso que precisamos continuar a acreditar nesse novo momento da Política e da Democracia em que o povo soberanamente indicou seus dirigentes.